Exército recebe primeiro Guaicurus fabricado em Sete Lagoas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Exército Brasileiro recebeu nesta quarta-feira (9) a primeira unidade da versão nacional da Viatura Blindada Multitarefa (VBMT) Guaicurus, em cerimônia realizada na fábrica da IDV, em Sete Lagoas.

A entrega marca o início da incorporação de 420 viaturas adquiridas pelo Exército em contrato firmado com a IDV em 2024, no valor de R$ 1,4 bilhão. As entregas estão previstas até 2033.

A unidade produzida em Sete Lagoas faz parte do processo de nacionalização da linha de montagem, concluído neste ano. A fábrica deverá entregar outras 14 viaturas ainda em 2026, totalizando 15 unidades neste ano.

O Guaicurus é um blindado 4×4 desenvolvido para diferentes missões, com proteção balística e contra explosões de minas. A plataforma pode ser configurada para funções como patrulhamento armado, guerra eletrônica e ambulância.

A aquisição integra o Programa Forças Blindadas, que prevê a incorporação de mais de 2.100 novos blindados ao Exército até 2040.

A produção nacional também deve contribuir para a qualificação de mão de obra, geração de empregos e redução dos custos de manutenção.

Crédito da matéria: Forças de Defesa
Crédito da foto: IDV/Divulgação

SETE LAGOAS PRODUZ NOVO BLINDADO DO EXÉRCITO

Encontre uma reportagem