fbpx

‘Fila’ no SUS tem 33 mil pessoas aguardando cirurgias eletivas em BH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Atualmente, 33 mil pessoas aguardam por uma cirurgia eletiva em Belo Horizonte. A fila de pacientes à espera do procedimento cresceu principalmente nos últimos quatro meses. Com o aumento da pressão hospitalar por causa da explosão de casos de Covid em BH, a prefeitura determinou, em março deste ano, a suspensão das cirurgias eletivas – e recomendou a mesma medida aos serviços privados de saúde – até a melhoria dos indicadores assistenciais.

Alguns leitos de UTI gerais foram revertidos em unidades específicas para atendimento à Covid-19. A quantidade de leitos UTI gerais em Belo Horizonte era 758 em janeiro. Em maio, após aumento de internações hospitalares em decorrência do coronavírus, a quantidade destes leitos reduziu para 587.

O resultado é que a quantidade de operações realizadas também caiu pela metade no primeiro semestre deste ano em comparação com 2019, antes da pandemia: de mais de 20 mil para cerca de 10 mil procedimentos.

Com a melhora dos indicadores da pandemia, os leitos de UTI voltaram a ser destinados para pacientes não Covid e as cirurgias eletivas, aos poucos, estão sendo retomadas. Atualmente, BH tem 783 unidades disponíveis.

Volta à rotina

Aos poucos, a rotina de cirurgias eletivas é retomada no Santa Casa, um dos maiores hospitais da capital mineira que atende pelo SUS. A quantidade de procedimentos realizados passou de 85, em junho, para 311, em julho, e 394 até o dia 24 de agosto. O número de leitos de UTI para Covid na instituição caiu de 231 no pico da pandemia para 31 no momento.

Defensoria da Saúde

A Defensoria da Saúde estabelece contato direto com as secretarias Municipal e Estadual de Saúde para providenciar medicamentos, agilizar cirurgias e outros procedimentos demandados, sem necessidade de ajuizar ação na Justiça, o que poderia tomar mais tempo.

Com a pandemia, os atendimentos são realizados preferencialmente de forma virtual. Os telefones para contato são (31) 98355-1340 e (31) 98477-7201.

Encontre uma reportagem