domingo, 19 de maio de 2024

Contato

Hoje o expediente é normal? Veja o que funciona pelo país

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Tradicionalmente, funcionários começam a trabalhar mais tarde neste dia nas empresas. No entanto, isso não é uma regra

Após alguns dias de folia, a Quarta-Feira de Cinzas marca o fim do carnaval. Embora seja costume de algumas empresas que os funcionários não trabalhem na manhã deste dia, isso não é uma regra, já que a data não é feriado nacional. 

Quarta-Feira de Cinzas é feriado?

Até mesmo em lugares em que o carnaval é feriado, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a única obrigação dos empregadores é liberar os funcionários na terça-feira, dia oficial do festa de Momo. 

Dessa forma, não há qualquer exigência que impeça as empresas de iniciarem o expediente dos funcionários na manhã desta quarta-feira. Da mesma forma, conceder folga na segunda-feira de carnaval é uma escolha do empregador, que pode cobrar compensação das horas não trabalhadas em outros dias. 

Muitos foliões e trabalhadores têm dúvidas também sobre o funcionamento dos bancos. Veja abaixo o esquema de funcionamento das agências bancárias hoje e como pagar contas vencidas. 

Que horas os bancos abrem na Quarta-feira de Cinzas?

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o expediente bancário se inicia às 12h e tem encerramento previsto no horário normal de fechamento da agência. 

Nos locais em que as agências fecham antes de 15h, o expediente será antecipado para garantir três horas de atendimento presencial ao público, acrescentou o órgão. 

E as contas que venceram durante o Carnaval?

Como as agências bancárias não abriram nos dias 12 e 13 de fevereiro, as contas de consumo – como água, energia, telefone, entre outras – e boletos com vencimento nos dias de carnaval podem ser pagos, sem acréscimo, nesta quarta-feira.

Fonte: O globo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.