Untitled Document
Buscas
jQuery Devrama Slider Demo
UPA de Matozinhos será inaugurada hoje; Saiba mais
UPA de Matozinhos será inaugurada hoje; Saiba mais
Por Ronaldo Araújo
Repórter
Publicado 10/08/2018

Acontecerá nesta sexta-feira, dia 10, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Matozinhos. A cerimônia será a partir das 19 horas, com a entrega oficial da Rua Waldemar Pezzini e apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais.

A obra - A ordem de serviço para início da construção foi assinada no dia 16 de fevereiro de 2016, com prazo de conclusão de 240 dias, ou seja, em fevereiro de 2017. A entrega, considerada uma marco na área da saúde, precisou ser adiada por vários motivos, alguns, externados pelo Prefeito Antônio Divino durante entrevista no início de 2018. Clique aqui para relembrar.

O valor final da obra ainda não foi divulgado pela Prefeitura Municipal, no entanto, em fevereiro de 2018 já haviam sido gastos aproximadamente R$ 4 milhões de reais (quatro milhões de reais). Todo o valor oriundo de recursos próprios.

Opiniões – Na semana de inauguração da UPA, alguns moradores deram suas opiniões sobre uma das construções mais caras da história da cidade.

“É uma boa estrutura para Matozinhos, mas precisa funcionar. Espero que melhorem, principalmente, o atendimento das recepcionistas. Não dá para montar ter um prédio bonito sem o básico, que é a educação”, disse Maria das Graças, moradora do bairro Bom Jesus.

“Tomara que dê certo. Esse local onde está o PA (dentro do hospital) é desumano, muito apertado. Passou da hora de tomarem uma atitude para melhorar”, frisou Fernanda, moradora do bairro Cruzeiro.

“Espero que nossa população não sofra mais com a área da saúde precária. Que cumpram o prometido e que tenhamos profissionais de qualidade para nos atender. Não adianta entregar somente o prédio. É preciso ter profissionais de qualidade prestando o serviço com amor”, informou Cássia, moradora do bairro Bom Jesus II.

"Na minha opinião, temos um grande equívoco em nossa cidade. No bairro Bom Jesus, onde moro, para uma consulta no Posto de Saúde do CAIC temos que ir para a fila às 05 horas da manhã, haja vista que as fichas são limitadas. Todas as manhãs tem filas enormes no Pronto Atendimento para atendimento médico. Na farmácia da cidade temos apenas remédios básicos (obrigatorios por Lei). Uma consulta com um especialista demora meses, exames de baixa e média complexidade são agendados para sete ou oito meses no CISREC. Há pouco tempo a cidade não tinha um Raio-X funcionando. Cirurgias, exames especiais e até leite em pó especial para crianças tem que ser solicitado judicialmente! Agora a administraçao municipal diz que a UPA é um grande sonho da cidade. Eu sou nascido nesta cidade e meu sonho sempre foi ter atendimento médico, exames e remédios de qualidade de forma gratuita. Pelas informaçoes que obtive, não haverá ampliação dos serviços de saúde, como também não houve nas UBS recém- inauguradas. Em relação a obra, ao meu ver, faltou planejamento na escolha do local e no projeto, o que aumentou muito o custo da obra. Vereadores, vamos olhar menos para os palanques de inauguração, e mais para a fiscalização”, opinou o Advogado Luciano Souza, morador do bairro Bom Jesus.

Detalhes da inauguração - Conforme apurado junto a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Matozinhos (Asscom), o Prefeito Municipal, a Vice-Prefeita Zélia Pezzini, e as demais autoridades presentes, irão caminhar pela Rua Waldemar Pezzini, descendo em direção ao novo prédio da UPA 24 horas.


Em seguida, a Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais fará uma apresentação de aproximadamente 30 minutos. Logo depois, acontecerá a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, que poderá ser visitada pela população.

Início do funcionamento – Ainda conforme apurado junto a Asscom, o novo prédio ficará fechado durante o sábado, dia 11, para os serviços de limpeza e esterelização. Já no domingo, dia 12, às 08 horas, será iniciado os atendimentos de urgência e emergência.

A UPA fica localizada na Avenida Minas Gerais, 1171 – Centro, com acesso pela Rua Waldemar Pezzini.

Reportagem: Ronaldo Araújo.

 Documento sem título
Comentários