terça-feira, 7 de maio de 2024

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Proibir ou não o celular na sala de aula?

Por Dentro De Tudo:

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No Brasil e ao redor do mundo, algumas escolas restringem o uso do celular em sala de aula e no ambiente escolar. Alguns governos já limitam a utilização do aparelho em instituições de ensino públicas e privadas, por meio de legislações específicas. 

O Relatório de Monitoramento Global da Educação de 2023 da Unesco, intitulado “A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?”, expõe benefícios e faz uma abordagem crítica do uso não regulado e não moderado da tecnologia por educadores. O documento recomenda que o uso deve atender aos interesses dos estudantes e complementar uma educação baseada na interação humana. 

O equilíbrio entre o uso consciente da tecnologia e a preservação do ambiente de aprendizagem é um desafio para os gestores escolares. É preciso considerar os diversos benefícios do uso do celular, mas também como causa de distração e interferência no foco dos estudantes. 

Professores que buscam engajar os estudantes devem planejar estratégias que promovam a participação ativa, estimulem o pensamento crítico e incorporem a tecnologia de maneira significativa no processo educativo. 

Os alunos podem acessar conteúdos complementares, realizar pesquisas, participar de atividades interativas com feedback automático ou assistir a vídeos educativos no seu tempo e ritmo. No Bernoulli, com o aplicativo BPlay, estudantes acessam diferentes recursos digitais, como animações interativas, games, realidade aumentada para interagir com objetos e exercícios. 

As competências digitais se tornaram parte das habilidades básicas tanto para professores como para estudantes. O uso responsável do celular contribui para a familiarização com as ferramentas digitais, preparando os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. Isso nos convida a refletir sobre a importância de criar uma intencionalidade pedagógica. Deve-se focar a educação, e não somente a tecnologia. Essa discussão também tem de incluir questões de segurança, privacidade, ciberbullying e uso inadequado da internet. 

A tecnologia deve potencializar o ensino e a aprendizagem. A cultura digital é uma competência recomendada na Base Nacional Comum Curricular, documento de caráter obrigatório nas escolas. Se proibimos o uso do celular na escola, onde esses jovens aprenderão a usar esses dispositivos de forma consciente, ética e responsável, compreendendo seus riscos e oportunidades? 

Educar os estudantes e os adultos para usar o ambiente digital requer uma cooperação entre pais, escolas, docentes e a sociedade. Essa abordagem precisa ser abrangente, englobando valores éticos, cultura digital, supervisão ativa e mediação e uma incorporação responsável da tecnologia ao contexto educacional. 

Fonte: O Tempo.

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