A infectologista Luana Araújo falou, nesta sexta-feira (17), sobre a importância da testagem em massa e do uso de máscaras no controle da pandemia. A entrevista foi concedida à Globo Minas.
“Não existe controle de pandemia sem testagem. Ela vem um ano e sete meses atrasada, o que significa que a gente perdeu muitas vidas por conta da incapacidade de diagnosticar [a doença] de forma correta e de impedir a transmissão do vírus”, disse a médica.
Máscara ideal
Perguntada sobre o tipo de máscara facial que garante a maior proteção, a especialista disse que a ideal deve ser aquela com a trama mais fechada e que permita a respiração, como a N95.
No entanto, Luana reforçou que o mais importante de qualquer máscara é que ela tenha uma boa vedação e adaptação ao rosto.
Em relação ao uso de máscaras depois das duas doses da vacina, especialmente pelos idosos, a médica disse que é ele essencial.
“O objetivo principal da vacina é evitar hospitalização e morte. Ela evita infecção? Evita. Mas ela não é 100% contra a infecção. Então, as pessoas que estão vacinadas com duas doses, infelizmente, ainda podem pegar a doença, muito menos frequente de quem não vacinou, mas ainda podem pegar”, concluiu.