fbpx
terça-feira, 23 de julho de 2024

Contato

Inscrições para vagas remanescentes na rede estadual já começaram; veja detalhes

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Pais, responsáveis e estudantes que perderam o prazo do cadastro escolar 2024 na rede estadual devem ficar atentos. Começou nesta segunda-feira (22) o período de inscrições para as vagas remanescentes. Interessados devem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br até 2 de fereveiro. 

Podem participar do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) os estudantes que pretendem entrar na rede pública ou que desejam mudar de escola neste ano. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que não terão na instituição em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente.

Aqueles que pretendem retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar. Para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o fundamental e 18 para o médio. 

Além disso, estão disponíveis vagas para quem estiver interessado em ingressar na Educação Profissional, Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) ou Integral Profissional. Todas as orientações podem ser consultadas neste link

Educação profissional 

Dentre as vagas remanescentes, estão as direcionadas para os cursos da educação profissional oferecidos nas escolas estaduais. Ao todo, 662 colégios contam com 38 cursos distintos. 

Administração, agronegócio, recursos humanos, agente comunitário de Saúde, enfermagem, logística e informática são algumas das opções.  

Documentação

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:

  • Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
  • CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
  • Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2024, ficando o documento original na escola;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou
  • Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
  • Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Fonte: Hoje em Dia.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.