A demanda por uma segunda turma do curso Descentralização do Licenciamento Ambiental em Minas Gerais, ministrado em plataforma de educação a distância (EAD), demonstra o interesse dos municípios mineiros na gestão ambiental.
Promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a iniciativa faz parte das atividades executadas para capacitar profissionais das administrações municipais no processo de preparação para licenciamento ambiental, em nível local.
Neste caso, a EAD promove e facilita a interação entre a Diretoria de Apoio à Gestão Municipal (Dagem), da Semad, e os municípios que ainda não realizam o licenciamento, e também com aqueles que já estão com a atividade em execução.
“O trabalho contribui para ampliar o alcance da atuação da diretoria e fortalecer a articulação com as cidades para implementação do licenciamento ambiental municipal”, explica a diretora de Apoio à Gestão Municipal, Geovana Santos.
Participação
A primeira edição da capacitação, no final de julho, reuniu 135 gestores e técnicos de 73 municípios de diferentes regiões de Minas.
Foram aprovados 97% dos inscritos que concluíram o curso, que foi disponibilizado no Portal Trilhas do Saber. Quase 70% dos participantes tiveram aproveitamento superior a 90%.
Do total de participantes, 131 obtiveram aproveitamento superior a 60% e foram considerados aprovados. Dos 73 municípios atendidos, 34 já assumiram a sua competência originária e podem realizar o licenciamento ambiental.
A avaliação do curso pelos participantes também foi positiva: 98% deles consideraram que a atividade foi totalmente relevante e útil para o seu trabalho. Outros 96% afirmaram que o curso contribui totalmente para a ampliação de conhecimentos.
A qualidade do material foi elogiada por 87,12% dos alunos, que solicitaram sua disponibilização para uso cotidiano. E 92,08% dos participantes consideraram que os recursos pedagógicos utilizados favoreceram totalmente o aprendizado.
Do total, 75% dos participantes alcançaram totalmente o objetivo de aprendizagem. Os participantes que alcançaram parcialmente os objetivos sugeriram aumentar ainda mais a quantidade de vídeos explicativos, disponibilizar o conteúdo em outros formatos eletrônicos e aprofundar o conteúdo para os municípios que já assumiram a competência originária.
Geovana Santos explica que o curso é uma das estratégias da Semad para fomentar a descentralização do licenciamento ambiental. “A intenção é apoiar os municípios na realização de suas atribuições, buscando alcançar, no estado, uma gestão ambiental harmônica e eficiente”, observa.