A incidência da Covid-19 em Minas Gerais diminuiu 30% nas últimas duas semanas, e o número de pacientes aguardando leitos hospitalares no estado é o menor de 2021, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Na manhã desta quinta-feira (19), 22 pessoas contaminadas pelo coronavírus esperavam por uma vaga de UTI e, de acordo com o governo, a tendência é de queda no número de internações em terapias intensivas. Outros 136 pacientes necessitavam de um leito de enfermaria.
Diante da melhora dos números, o Comitê Extraordinário Covid-19 aprovou a progressão da macrorregião Triângulo do Sul, a única que ainda estava na onda vermelha do Minas Consciente, para a onda amarela. A região Leste do Sul, que estava na amarela, avançou para a onda verde.
Com as mudanças, válidas a partir do próximo sábado (21), 11 das 14 macrorregiões do estado ficam na onda verde: Leste, Leste do Sul, Centro, Centro-Sul, Oeste, Sul, Sudeste, Vale do Aço, Jequitinhonha, Norte e Noroeste.
As outras três ficam na onda amarela do Minas Consciente: Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Nordeste.
A SES-MG ressalta que a aceleração da vacinação contra a Covid-19 é essencial para a continuidade da melhora dos indicadores, principalmente com a confirmação da transmissão comunitária da variante delta do coronavírus.
O estado tem, até o momento, 12 casos confirmados da cepa. Outras oito suspeitas estão sendo investigadas.
Segundo dados desta quinta-feira, 11.735.231 pessoas receberam a primeira dose do imunizante em Minas Gerais, e outras 5.131.128 completaram o esquema vacinal, o que corresponde a 24% da população total.