Minas Gerais investiga 69 casos suspeitos de febre amarela. Até o momento, segundo informações divulgadas pelo jornal Hoje em Dia, não há confirmações da doença entre esses registros.
Outra preocupação das autoridades é a identificação do vírus em 33 primatas. Os macacos não transmitem febre amarela às pessoas, mas funcionam como indicadores da circulação do vírus no ambiente e ajudam a orientar a vigilância epidemiológica.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância de manter a vacinação em dia. A cobertura vacinal no estado passou de 84,91% em 2025 para 87,50% em 2026, mas ainda está abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
O calendário prevê vacinação aos 9 meses de idade e reforço aos 4 anos. Pessoas de 5 a 59 anos que não foram vacinadas ou não têm comprovante devem procurar um serviço de saúde para verificar a necessidade da dose. Para pessoas com 60 anos ou mais, a indicação deve ser avaliada por um profissional de saúde.
Além da vacina, recomenda-se usar repelente, roupas de manga longa, calças compridas e calçados fechados para reduzir a exposição a picadas de mosquitos, especialmente em atividades ao ar livre.
MINAS INVESTIGA 69 CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA
Crédito da matéria: Hoje em Dia
Foto: Fiocruz/Divulgação















