A campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo será prorrogada até o dia 24 de junho para os grupos prioritários em Minas Gerais. Inicialmente, a data final prevista era esta sexta-feira (3).
A prorrogação foi anunciada nesta quinta-feira (2) pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, depois dessa data, estados e municípios poderão ampliar a imunização contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto durarem os estoques da vacina.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) anda não informou se vai ampliar a vacinação a partir de 25 de junho. A cobertura vacinal em Minas ainda está baixa.
Em nota, a pasta destacou a importância de as pessoas procurarem os postos de imunização. “A melhor forma de prevenção contra a influenza e o sarampo é por meio da vacinação”.
A campanha será prorrogada até o dia 24 na capital, mas a Secretaria Municipal de Saúde também não informou se a vacinação contra a influenza será ampliada a partir do dia 25.
Vacinação contra a gripe
Em todo o estado, 8,2 milhões de habitantes estão elegíveis para vacinação contra a gripe, mas somente 3,5 milhões de doses foram aplicadas, o que significa cobertura vacinal de 41,3%.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, que inclui:
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- Idosos;
- Trabalhadores da saúde;
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades;
- Forças de segurança e salvamento e forças armadas;
- Trabalhadores portuários ou do transporte coletivo de passageiros e caminhoneiros;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A vacina contra a gripe previne o surgimento de complicações decorrentes da doença e, dessa forma, contribui para a redução da sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Vacinação contra o sarampo
O público-alvo da vacina contra o sarampo inclui trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Segundo a SES-MG, entre as crianças, a cobertura vacinal da campanha contra a doença está em 45,92%. Entre os trabalhadores da saúde, o índice é de 45,21%.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo.
O Brasil chegou a receber a certificação de eliminação do vírus endêmico do sarampo em 2016, mas, em 2018, ele voltou a circular no país. Desde então, milhares de casos têm sido confirmados a cada ano, o que reforça a necessidade da vacinação.