Ministério da Saúde muda regras para doação de sangue; veja o que muda

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Novos critérios para doação de sangue no Brasil entram em vigor em 30 de setembro e alteram os prazos de espera para pessoas que fizeram tatuagem, piercing, cirurgia bariátrica ou tiveram algumas doenças.

A mudança foi estabelecida pela Portaria GM/MS nº 11.685/2026, que atualiza as normas técnicas para os serviços de hemoterapia públicos e privados de todo o país. O Ministério da Saúde confirma que a norma entra em vigor 90 dias após sua publicação. 

Para quem fez tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva, o período de espera poderá cair de até 12 meses para quatro meses quando não houver comprovação da segurança do procedimento. Quando essa segurança puder ser avaliada, o prazo passa a ser de sete dias.

Também houve mudança para pessoas que tiveram câncer. Em alguns casos, a doação poderá ser retomada cinco anos após o fim do tratamento, desde que haja confirmação de cura ou remissão. Melanoma e cânceres do sistema hematopoético, como leucemias, linfomas e mielomas, continuam entre as condições que impedem a doação definitivamente.

A nova regulamentação também reduz o período de espera após cirurgia bariátrica para seis meses e altera critérios relacionados a doenças da tireoide, tuberculose e procedimentos endoscópicos.

Usuários de medicamentos da classe dos agonistas de GLP-1 e pessoas que utilizam PrEP também passam a ter critérios específicos. O Ministério da Saúde já havia publicado orientações técnicas sobre GLP-1 e PrEP para a triagem de doadores. 

Entre as doenças que passam a ter períodos específicos de inaptidão temporária estão chikungunya, oropouche, Mers, Sars-CoV-1 e Covid-19. No caso da Covid-19, por exemplo, o prazo informado é de dez dias após a recuperação clínica completa, desde que não existam manifestações prolongadas que contraindiquem a doação.

As regras têm como objetivo atualizar os critérios de triagem e manter a segurança do processo de doação e transfusão de sangue. A orientação do Ministério da Saúde é que o candidato procure o hemocentro para verificar individualmente sua situação antes de realizar a doação. 

Foto: Fred Magno / O Tempo
Fonte: O TEMPO / Folhapress

Encontre uma reportagem