O [Aut]Bikers, primeiro Circuito Ciclístico em prol do Autismo, realizado na manhã do último domingo, dia 19 de junho de 2022, na cidade mineira de Pedro Leopoldo foi um grande SUCESSO! O projeto idealizado e produzido pelo premiado artista Ernane Alves, teve como objetivo celebrar a Neurodiversidade e chamar a atenção da sociedade para a importância das atividades físicas para as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
O happening foi marcado por uma multidão de ciclistas, inclusive de outras cidades, como Confins e também, atletas da capital mineira. Todas as bikes levaram um balão azul – cor que representa o autismo –, e o circuito foi marcado por muita alegria e energia. Atletas profissionais e semiprofissionais, praticantes de Mountain Bike, crianças, famílias inteiras, dividiram espaço e pedalaram em prol da Causa do Autismo.
O evento esportivo aconteceu em comemoração ao Dia Mundial do Orgulho Autista, que é celebrado mundialmente em 18 de junho.
O percurso teve início no centro de Pedro Leopoldo, passando pela Fazenda Modelo tendo o seu encerramento na emblemática Praça da Estação, onde encartes impressos com informações acerca do Transtorno do Espectro Autista, foram distribuídos gratuitamente ao grande público. Para todas as crianças ainda teve algodão-doce azul.
Importantes Grupos de Bike do município e região apoiaram a causa. Grupos como; Fénomenal, Pedal Só Delas, Frequentemente Pedalando, Pedal Solidário entre outros participaram com os seus ciclistas.
Ernane Alves, que possui Autismo Leve (Nível 1), teve sua primeira experiência com Mountain Bike, ainda durante sua adolescência, isso no início dos anos 1990. “Entre 1991 e 1996, fiz muitas trilhas na região da minha Terra Natal. Lembro-me que na época, eu com 14 anos, sem dinheiro, fazia meu próprio isotônico de forma caseira. Uma receita que aprendi em revistas de Bike que eu comprava na época”, relembra Ernane, que ainda guarda uma blusa de ciclismo comprada em 1992 que usa até hoje. “É uma espécie de ‘relíquia’. Tenho vários conjuntos de ciclismo novos, mas, essa camisa dos anos 90 é muito especial para mim.” Ernane, que recentemente voltou a praticar o esporte, conclui; “O Boxe e a Bike melhoraram, e muito, minha coordenação motora e meu equilíbrio emocional. Na condição de Autista, sobretudo, a prática de esportes ajuda na minha socialização.”
Sobre o sucesso do Circuito Ciclístico, Ernane disse: “Foi um Dia Mágico! Não consigo encontrar as palavras certas diante de tanta magnitude e potência que esse Projeto apresentou!”
Confira alguns momentos do Circuito Ciclístico no vídeo abaixo: