A pesquisa DataTempo que aponta a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida eleitoral de 2022 indica diferenças sensíveis nas diversas regiões do país. Enquanto o petista é hoje praticamente imbatível no Nordeste, ele perde para Bolsonaro entre os habitantes da região Norte, e há um empate entre eles na região Sul.
De acordo com o DataTempo, a Norte é a única região em que Bolsonaro lidera. Por lá, ele alcançaria, se a eleição fosse hoje, 35,5% dos votos, contra 26,2% de Lula. Já entre os habitantes dos três Estados do Sul do país, os dois aparecem empatados numericamente, com 24,9% das intenções de voto. Por lá, os percentuais de Lula e Bolsonaro são impactados por um melhor desempenho do paranaense Sergio Moro, que chega a 12,6% das intenções de voto.
Nas demais regiões do país, embora com diferença variando, é Lula quem está à frente. A maior distância é no Nordeste, onde o petista pontua com 47,2% das intenções de voto, contra apenas 16,8% de Bolsonaro. Ainda assim, o atual presidente está em segundo por lá, à frente de Ciro Gomes (PDT), que registra 9%.
As situações no Sudeste e Centro-Oeste são parecidas entre si. Na primeira, o petista tem nove pontos de vantagem:32% a 23%. Na segunda, tem onze: 34,7% a 23,6%.
Fonte: O Tempo.