Em virtude da COVID-19 e da impossibilidade de eventos públicos, uma exposição, em que um pouco dahistória de PL é contada por pedroleopoldenses em vídeo depoimentos, foi instalada na Praça da Prefeitura
O município de Pedro Leopoldo completa nesta quinta-feira, 27 de Janeiro, 98 anos de sua emancipação. Diante do cenário de pandemia – que impede a realização de eventos públicos -, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma exposição que é composta por uma série de painéis, formando um circuito de histórias com alguns nomes dos moradores do município. Curiosidades, “causos” que carregam significados, e muito mais, fazem parte da exposição.
Segundo a Secretária de Cultura, Patrícia Rafael, a proposta é criar uma interação entre os visitantes e as histórias que foram contadas através de depoimentos. Patrícia explica que os painéis são interativos, acompanhados de um QR Code. “Pensando em despertar a curiosidade dos visitantes, damos um breve resumo daquela história e do local que faz parte do enredo. Daí a pessoa que está em frente ao painel tem a possibilidade de usar o próprio celular, que vai dar acesso a um vídeo com o depoimento do entrevistado, contando a história de um determinado lugar de PL”, disse.
A Prefeita Eloisa Helena lamenta mais um ano sem as tradicionais festas, mas diz que ainda é o correto a se fazer. “Morro de saudades de executar nossa agenda cultural aqui no município, mas ainda é preciso muita cautela. Então, para que a data não passasse em branco, não faremos nenhum evento, mas organizamos essa exposição, a fim de proporcionar uma expansão de conhecimento sobre pontos de Pedro Leopoldo à nossa população. Mas reforçamos a necessidade de que todos mantenham o distanciamento e usem máscaras ao passar pela Praça e por qualquer outro lugar”, contou.
Os painéis contam um pouco sobre a Pista de Skate, Fazenda Modelo, Ceppel, Praça da Estação, Praça da Prefeitura, Teotônio Batista de Freitas, Lagoa de Santo Antônio, Vera Cruz de Minas, Quinta do Sumidouro (Capela) e Quilombo do Pimentel. A exposição conta ainda com uma lona alternativa, caso o visitante tenha alguma história em algum ponto de Pedro Leopoldo eq queira gravar seu depoimento para ser compartilhado nas redes sociais da Prefeitura.
As lonas foram colocadas na Praça já na terça-feira, dia 25, e receberam muitos elogios. “Eu visitei e achei muito boa a ideia. As lonas estão muito bonitas. É a primeira vez que vejo algo assim aqui na cidade, algo diferente e muito criativo. Gostei muito de saber mais sobre esses locais, mas com gente que viveu algo neles contando. Parabéns”, disse Janine Martins, comerciante, que visitou o local.
A vice-prefeita Ana Paula Santos, também faz questão de convidar a população para prestigiar o belo trabalho. “Foi tudo feito com muito carinho. É uma ação bacana e pensada em todos. Mas não esqueçam do distanciamento e das máscaras”, concluiu.Os painéis ficarão em exibição na praça Francisco Cândido Xavier (Praça da Prefeitura) até o dia 31 de janeiro. Mensagens comemorativas do aniversário também foram instaladas em alguns bairros e distritos da cidade.