A publicitária Brena Braz, moradora de Belo Horizonte, tem chamado a atenção nas redes sociais com um perfil dedicado à adoção de pombos. O perfil, que já conta com mais de 15 mil seguidores, surgiu após Brena resgatar e cuidar de aves feridas ou doentes, encontradas nas ruas da cidade. Após serem tratadas, muitas das aves são soltas, mas algumas, incapazes de voltar à vida selvagem, são disponibilizadas para adoção.
“Pombos são excelentes pets. Além de serem silenciosos, são super dóceis e amorosos”, afirma Brena. Ela também destaca que, em comparação a gatos e cachorros, os pombos são mais econômicos em termos de alimentação e cuidados.
O amor de Brena por aves começou ainda na infância. Há 13 anos, ela se dedica ao resgate desses animais, e hoje possui cinco pombos de estimação, além de outros cinco que estão à espera de adoção. Mais de 30 pombos já passaram por seus cuidados.
A página de adoção “Adota minha rôla”, criada durante a pandemia, é um sucesso, recebendo pedidos de adoção de várias partes do país.
Cuidados com os pombos
Segundo o veterinário José Lasmar, da UFMG, pombos podem ser domesticados e necessitam de uma alimentação adequada, composta principalmente por grãos e bastante água. Lasmar alerta que os pombos não transmitem doenças pelo toque, mas as fezes podem conter bactérias e fungos que causam doenças, como salmonella e histoplasmose. “É importante manter o ambiente limpo e seguro”, orienta o veterinário.
Fonte: Alicia Coura, g1 Minas
Foto: Brena Braz