Banhistas ficaram ilhados após uma tromba d’água, na Cachoeira do Serrado, em Porteirinha, no Norte de Minas. O Corpo de Bombeiros utilizou helicóptero e técnicas de tirolesa para resgatar os turistas, nesse domingo (13). A retirada dos banhistas foi feita com sucesso e ninguém se feriu.
O Rio Serra Branca ou Riacho Doce, na zona rural de Porteirinha, teve o nível elevado rapidamente, em função do alto nível de chuvas na região. Com a formação de uma tromba d’água, parte de um grupo de turistas ficou ilhada na Cachoeira do Serrado. Os banhistas acionaram o Corpo de Bombeiros, que foi até o local.
Na região, algumas vias de acesso chegaram a ficar alagadas, dificultando a operação dos socorristas. A aeronave Arcanjo foi utilizada para resgatar seis pessoas. No local, os bombeiros também montaram uma tirolesa, para resgatar outros três turistas. Um outro grupo, que também ficou ilhado, conseguiu sair por uma via alternativa.
Cuidados em cachoeiras
No período chuvoso, o risco de acidentes em cachoeiras aumenta. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais dá algumas dicas, para curtir programas aquáticos em segurança:
– Nunca nade sozinho;
– Crianças só devem nadar sob supervisão de um adulto;
– Não entre na água após ingerir bebidas alcoólicas, pois o álcool afeta os sentidos dos banhistas;
– Não entre na água em locais que você não conheça. Antes disso, descubra características do local, como profundidade e força da correnteza;
– Nunca ultrapasse faixas e placas de avisos de perigo. Sempre fique atento à sinalização de segurança do local;
– Não entre na água após refeições pesadas por causa do risco de cãibras;
– Não salte de locais elevados para dentro da água e nem mergulhe de cabeça, pois a água pode esconder tocos de madeira, pedras e objetos pontiagudos;
– Evite brincadeiras de mau gosto, como: “caldos”, “trotes” ou “saltos”;
– Não se afaste da margem;
– Se começar a chover e relampejar, saia da água;
– Nunca nade perto de embarcações, por causa do risco de ser atingindo por elas;
– Em caso de afogamento, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar (193);
– Sempre procure nadar em locais onde há a presença do Corpo de Bombeiros Militar ou guarda-vidas.
O post Tromba d’água deixa banhistas ilhados em cachoeira e resgate mobiliza bombeiros apareceu primeiro em BHAZ.