A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está em busca de voluntários para participar de um estudo da Pfizer para testagem de uma medicação oral contra a Covid-19. A Faculdade de Medicina da instituição foi um dos centros escolhidos pela farmacêutica para a realização da pesquisa.
Os testes vão avaliar a segurança e eficácia do PF-07321332 na prevenção da infecção e dos sintomas causados pelo coronavírus em diferentes grupos.
O medicamento é um antiviral inibidor de protease, classe de drogas também utilizada contra outros vírus, como HIV e o da hepatite C. Ele provoca uma redução da carga viral, impedindo o agravamento da doença.
Serão três pesquisas envolvendo o composto. O primeiro, que está com as inscrições para voluntários abertas, busca verificar se a medicação reduz a duração e a gravidade da Covid-19 em pessoas recentemente diagnosticadas e que apresentem risco aumentado para a forma grave da doença.
O tratamento será feito com duas doses diárias de PF-07321332 associadas ao ritonavir (usado contra o vírus da aids), por cinco dias seguidos.
Parte dos voluntários vai receber o medicamento, e outra parte, placebo. Os participantes serão acompanhados por 24 semanas, com três visitas presenciais no primeiro mês e as demais consultas por telefone.
Segundo a UFMG, a pesquisa planeja envolver cerca de 3 mil participantes no total, mas não há limite de recrutamento para a Faculdade de Medicina. A previsão é que esta etapa seja encerrada ainda neste mês e que os resultados finais sejam divulgados em até seis meses após este período.
Inscrições
Podem participar do estudo pessoas não vacinadas e que não pretendam se vacinar durante a pesquisa, com pelo menos 18 anos e algum fator clínico, como índice de massa corporal acima de 25, tabagismo, 60 anos de idade ou mais, diabetes, doença renal crônica, cardíaca ou pulmonar, imunossupressão ou algum câncer em atividade.
Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 98109-1143 e pelo e-mail [email protected]. É necessário apresentar o exame realizado nos últimos cinco dias com resultado positivo para Covid-19 ou ter desenvolvido sintomas característicos da doença – neste caso, a equipe responsável vai avaliar e fazer a testagem.