fbpx

Rio das Velhas atinge principais vias e lagoa central de Jequitibá

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Vídeos e fotos impressionantes postados por moradores mostram que a água do Rio das Velhas invadiu as ruas do centro de Jequitibá, durante a madrugada desta quarta-feira (12), e atingiu o nível da lagoa central – cartão postal da cidade. Assista no final do texto.

A Defesa Civil do município, a 114km de Belo Horizonte, interditou a principal ponte da cidade, após o nível do Rio das Velhas chegar ao máximo na manhã desta terça-feira (11/1). Segundo o setor, desde as 13h a água começou a passar por cima da ponte. Não há previsão de liberação do trânsito.

A ponte liga Jequitibá a Santana de Pirapama, município vizinho que precisa desse acesso para chegar a Belo Horizonte ou Sete Lagoas. Com a interdição, os moradores que precisarem ir à Grande BH, deverão passar por um desvio.

“Saindo de Santana de Pirapama, os moradores devem pegar uma estrada de terra que fica dentro de Jequitibá. Passam por uma travessia, com um pequeno córrego. Em seguida, chegam a Baldim e só depois podem acessar Sete Lagoas ou Belo Horizonte”, explica Poliana Valgas, porta-voz da Defesa Civil de Jequitibá.

Segundo ela, o córrego que passa pela estrada de terra está em níveis normais e, até o momento, não oferece risco aos moradores. 

Até as 16h desta terça, 38 pessoas estão desabrigadas e foram encaminhadas para abrigos municipais. Outras 16 pessoas ficaram desalojadas e foram acolhidas por parentes ou amigos.

“A cidade é muito baixa, próxima do nível do Rio das Velhas, por isso tem um dique de contenção, para evitar que as cheias entrem na cidade”, diz Poliana.

O aleta divulgado às 23 horas desta terça-feira informa que o nível do rio estava em 1241 cm, sendo que a cota máxima de inundação é 1180 cm.

Encontre uma reportagem