Você já fez a lista das pessoas mais importantes da sua vida?
Se ainda não fez, pare agora e faça sua lista antes de continuar a leitura. E é importante que coloque na sequência de importância.
Agora, com a lista em mãos, me responda:
Quem é a pessoa mais importante da sua vida, aquela que ocupa o primeiro lugar?
Essa é a única posição pra a qual existe a pessoa certa e que não deveria mudar ao longo da nossa vida, além de trazer sérios problemas quando é ocupada pela pessoa errada. Não sabe de quem estou falando?
A pessoa mais importante da sua vida DEVE ser VOCÊ! Sim, você não leu errado e eu não estou louca.
Ainda que você tenha filhos, marido, pais, amigos, esposa, etc., NINGUÉM pode vir antes de você e eu vou te contar o porquê.
Quando você não é capaz de se priorizar acaba responsabilizando os outros pelas suas alegrias, tristezas, frustrações e vitórias e nunca descobre que você é a pessoa com o poder de mudar a sua vida a qualquer momento.
Além disso, se você é mãe, acredita que ser uma boa mãe significa abrir mão de si, mas acaba esquecendo do ditado: “O exemplo ensina mais que a palavra.” Então, você ensina aos seus filhos que você não é importante e que seus desejos, vontades e necessidades podem ser ignoradas, ou pode ser que você se torne o seu exemplo e seus filhos, principalmente as filhas, repitam o fato de se ignorarem, se tornando marionetes para quem chegar em suas vidas, nunca dispostos a se posicionarem.
Parece algo complexo, difícil e arrogante de se fazer, né? Eu sei. Mas isso é porque romantizaram o altruísmo e transformaram o egoísmo em demônio, mas vou te contar um segredo: Os dois tem valor e são essenciais pra uma vida de qualidade, além de incríveis quando usados em equilíbrio.
Que tal tentar? Comece descobrindo quem é você e onde os seus limites estão sendo ultrapassados, se permita dizer um não aqui e outro ali… mas não se esqueça de tomar cuidado com os seus sentimentos, afinal, toda fada madrinha se torna bruxa quando diz não a princesa.
Bruna Lima
Psicóloga e Sexóloga