fbpx

Coordenador da Defesa Civil de Confins fala sobre o risco de deslizamento do maciço de pedras na MG-424: “Não sabemos se está solta”

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O coordenador da Defesa Civil de Confins, Ricardo Olegário, concedeu entrevista ao Por Dentro de Tudo, nesta segunda-feira (14), e explicou sobre o risco de deslizamento do maciço de pedras no km 12 da rodovia MG-424 (ao lado do hospital desativado).

Ricardo contou que foi acionado no sábado, dia 12, durante a chuva intensa que atingiu a região metropolitana de BH. “Imediatamente acionamos os órgãos estaduais que vieram e fizeram a primeira avaliação, inclusive com uso de helicóptero. Está descendo muita lama e detrito de pedras. Eles viram que de fato havia um risco de a lama empurrar essa pedra, que não sabemos se está solta ou não”, contou.

As defesas civis Estadual e Municipal optaram por interditar o acostamento e a faixa da direita no sentido Pedro Leopoldo até análise do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). “O DER vai fazer uma intervenção mais ampla com a contenção mais firme. Esse serviço deverá ser iniciado ainda nesta semana”, contou Ricardo.

No local, foi constatado que houve uma projeção de material argiloso no acostamento e que, devido às recorrentes chuvas, podem ocorrer mais desprendimentos de material argiloso em decorrência da infiltração excessiva de água na porção de terra acima do maciço de rocha.

A orientação é que o motorista redobre a atenção no trecho.

APOIO DO GOVERNO MUNICIPAL

Ricardo frisou o apoio incondicional do Prefeito de Confins, Geraldo Pezão, que não mediu esforços para que o trabalho da Defesa Civil fosse executado com rapidez. “Ninguém nunca fez uma mobilização sobre este local. Vimos recentemente uma tragédia em Capitólio. Temos que lembrar que a Defesa Civil minimiza acidentes que podem acontecer no município. Isso tem sido feito diariamente em Confins”, concluiu.

Encontre uma reportagem