A Prefeitura Municipal de Capim Branco, diante das informações amplamente divulgadas dando conta sobre a mudança de localização do Grupo HEINEKEN, divulgou um comunicado, na noite de terça-feira (14), informando que já cadastrou áreas junto a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e no Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI MG), para possível interesse do Grupo HEINEKEN em instalar sua atividade empresarial no município.
“É importante ressaltar que os critérios de avaliação (perfil necessário da área) exigidos pela empresa para uma possível instalação de sua atividade são específicos e impositivos, ao qual destacam-se: Área relativamente plana com 1,5 milhão de m²; Distância de máxima de 3 km de um rio sem poluição com vazão de 5.000 m3 / hora; Zoneamento não rural; Zoneamento não relacionado a áreas de proteção ambiental, etc. Sabemos que as condições são difíceis. Todavia, o Poder Executivo Municipal vem trabalhando junto aos Órgãos Estaduais de modo a possibilitar que a Cidade de Capim Branco se torne atrativa para a atividade industrial”, informou em nota.
A nova fábrica da HEINEKEN seria instalada em Pedro Leopoldo, mas devido a problemas ambientais na área adquirida, comunicou oficialmente a desistência de construção na cidade. Vários municípios mineiros já demonstraram interesse publicamente em receber o empreendimento bilionário. A empresa, no entanto, ainda não revelou o nome da cidade contemplada.