Untitled Document
megamenu.js | Last responsive megamenu you'll ever need
jQuery Devrama Slider Demo
Alerta ligado: Guarda Civil apreende linha chilena e cerol em PL
Alerta ligado: Guarda Civil apreende linha chilena e cerol em PL
Da Redação
Por Dentro de Tudo
Publicada 10/07/2019

A Guarda Civil de Pedro Leopoldo apreendeu um recipiente contendo pó de vidro, usado para fabricação de cerol, lata contendo cerca de 300 metros de linha chilena, carretel e três pipas que estavam ligadas à referida linha chilena. A ação aconteceu nesta terça-feira (09), na Praça José Elias da Costa, no bairro São José.

A equipe tem intensificado a fiscalização durante o período de férias, realizando apreensões dos objetos. As devidas providências foram tomadas.

Alerta

Com o período das férias escolares, aumenta o número de crianças, adolescentes e até adultos soltando pipas na cidade. Uma brincadeira bem saudável e prazerosa, porém, que exige cuidados, considerando o hábito criminoso de alguns fazerem uso de materiais cortantes durante a prática lúdica. Com objetivo de prevenir acidentes com a utilização de cerol e linha chilena, a Defesa Civil de Pedro Leopoldo, juntamente com a Guarda Civil Municipal, alerta pais e crianças, além de intensificar a fiscalização e também o trabalho de conscientização sobre os riscos provocados.

“Nosso objetivo é conscientizar sobre os riscos causados pelo uso de cerol e linhas cortantes. O nosso trabalho não é proibir a brincadeira, mas prevenir acidentes”, disse o Sargento Nobre, coordenador da Defesa Civil de Pedro Leopoldo.

Amparados pela Lei 3.393/2017 que proíbe empinar pipas e similares utilizando qualquer material cortante, a Defesa Civil e a Guardas Municipal já realizam ações preventivas e ostensivas para retirar das ruas materiais que colocam em risco à vida de crianças e adolescentes e, sobretudo, de motociclistas que são as vítimas mais frequentes neste tipo de acidente envolvendo linhas com cerol ou chilenas.

Cerol e Linha Chilena

O cerol é fabricado a partir de uma mistura de cola com pó de vidro que é altamente nocivo para a saúde. Já a linha chilena tem como componentes pó de alumínio e quartzo moído, seu poder de corte é muito superior em relação ao cerol, fator que chamou a atenção e se espalhou rapidamente entre as pessoas quem têm o hábito de soltar pipas. A linha chilena pode causar lesões graves, até mesmo levar à morte quando atingem o pescoço de uma pessoa, um grande perigo principalmente para motociclistas. E apesar de sua comercialização e a do cerol serem proibidas, os dois podem ser encontrados facilmente em sites de vendas na internet ou até mesmo em comércios de alguns bairros. Por isso, é imprescindível fazer a denúncia de quem vende esses produtos para a polícia.

Sanções

As sanções do Código Penal aplicadas para a pessoa que é flagrada usando cerol ou linha chilena são o parágrafo 6 do Artigo 129, que é lesão corporal culposa com pena de detenção de dois meses a um ano, e o artigo 132 que é a exposição ao perigo da saúde do outro com pena de detenção de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

E, para os comerciantes, de acordo com o Artigo 278, quem fabrica, vende, expõe à venda, ou mantém em depósito produtos nocivos à saúde tem como pena a detenção, de um a três anos, e multa.

O telefone da Defesa Civil de Pedro Leopoldo é o 199 e o do Guarda Civil Municipal o 153.

Fonte: Asscom PL;

 Documento sem título
Comentários