quarta-feira, 15 de maio de 2024

Contato

Nutrição e Saúde: Vitamina D x Sol

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A expectativa de vida da população vem aumentando e isso trouxe também novas preocupações: o aparecimento de novas doenças, as deficiências nutricionais e uma maior preocupação com a saúde humana. Com isso, a vitamina D vem sendo amplamente estudada nos últimos anos. Já é bem consolidado a importância da vitamina D no metabolismo do cálcio e na formação dos ossos, na prevenção de várias doenças crônicas (ex:diabetes), nas doenças autoimunes (ex: esclerose múltipla), em neoplasias (câncer), na regulação da resposta imunológica e em outros mecanismos.

Desta forma, a deficiência desta vitamina pode provocar fraqueza óssea, baixa imunidade, mau humor, dor muscular, perda de cabelo, fraqueza, depressão, dor de cabeça, cansaço, entre outros.

Então como obter a vitamina D? Obtemos apenas 10% através do que ingerimos. As principais fontes alimentares desta vitamina são: leites, queijos, peixes gordurosos de águas frias e frutos do mar.

E cerca de 90% da vitamina D é produzida pelo próprio organismo. Para que isto aconteça, a pele deve ser exposta diretamente ao sol para receber a radiação solar ultravioleta B e assim, a partir do colesterol fabricar a vitamina D. Alguns fatores podem influenciar na quantidade de vitamina que será produzida como uso de protetor solar, tom da pele, estação do ano, uso de roupas compridas e outros. Então, quais são as recomendações?

– O primeiro passo é avaliar o tom da sua pele pois, o tempo de exposição necessário varia de acordo com o tom da pele. Quanto mais clara a pele menos tempo de exposição ao sol será necessário para fabricar a vitamina D. Este tempo pode variar de 15 a 40 minutos.
– Exponha cerca de 18 % da superfície corporal ao sol (braços e pernas);
– Não use protetor solar;
– Ir caminhando para o trabalho com os braços expostos ao sol ou se expor aos raios solares durante alguns minutos no horário do almoço pode ajudar.

Algumas pessoas apresentam um risco maior para a deficiência desta vitamina como obesos, idosos, pessoas com pele mais pigmenta, pessoas com doenças autoimunes, lactantes, pessoas que tenham doenças intestinais e pessoas que fizeram o procedimento de by pass gástrico.

Aproveite este friozinho para tomar sol e deixar seu corpo ainda mais saudável!

Para uma avaliação e orientação individualizada sobre possíveis deficiências e suplementação desta vitamina, procure um médico ou nutricionista.

Me envie sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586

Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351

Roberta Bianchinni (CRN 16351) é Técnica em Nutrição e Dietética pela escola III Millenium de Sete Lagoas, bacharel em Nutrição, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Estética e Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Esportiva.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.