Na manhã de terça-feira (1/8), a Polícia Militar de Minas Gerais lançou a Operação Agosto Lilás. A iniciativa tem como objetivo reduzir os crimes de violência contra a mulher e se estenderá até meados de setembro, em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha.
A operação inclui a distribuição de duas cartilhas: uma para a vítima e outra para o agressor, um protocolo pioneiro no Brasil. A ação também envolve blitz, palestras e atividades em escolas, postos de saúde e outros locais públicos.
Segundo a PM, o objetivo é conscientizar mulheres, familiares e a comunidade sobre os sinais de violência, que podem ser física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. A operação também visa destacar que a violência contra a mulher muitas vezes começa com pequenas tensões que se agravam.
Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 180 ou pelo 190 em casos de emergência. Todos os policiais militares foram treinados para lidar com essas situações, garantindo um atendimento universal e eficiente.