fbpx
sexta-feira, 14 de junho de 2024

Contato

Pode comer carne na Semana Santa? E frango? Entenda a tradição cristã

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Páscoa é uma das comemorações mais importantes do calendário cristão. É neste período que os católicos relembram a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo. A celebração acontece durante a Semana Santa, período em que os fieis colocam em práticas muitas tradições, como a abstinência de carne na Sexta-Feira da Paixão

A orientação, no entanto, acaba confundindo algumas pessoas. A recomendação da Igreja é que o Jejum seja feito na quarta-feira de cinzas e na Sexta-Feira Santa. O jejum consiste na omissão de uma ou duas refeições e se a pessoa tiver fome pode comer apenas o pão e se tiver sede pode tomar água, e depois pode quebrar o jejum na terceira refeição. 

Já a abstinência vem de uma tradição do período da Quaresma, em que a Igreja convida os fieis especialmente às sextas-feiras para que não comam carne vermelha, em referência a Paixão do Senhor, quando Cristo morreu na Cruz. 

O que significa não comer carne na Sexta-Feira Santa?

A abstinência de carne vermelha é uma cultura antiga da Igreja decorrente do judaísmo, que se refere aos animais de sangue quente, sejam eles mamíferos ou aves, para que não seja derramado sangue nesse dia.

Frango é permitido?

Dessa forma, o frango também não é permitido. Somente peixes e vegetais não entram nessa categoria e o consumo é permitido. 

“Para nós que somos católicos existem dois significados: o de não derramar sangue para imprimir sofrimento em um animal e o de permitir que os rebanhos se recuperem. No período do judaísmo havia um costume chamado ano sabático, quando se devia deixar a terra descansar, e não poderia nem matar animais do rebanho e nem colher frutos na terra. O catolicismo herda essa tradição e também temos essa cultura de que os rebanhos se renovem”, explica o Padre Sebastian. 

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.