Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira aponta que o atual presidente aparece à frente em todos os cenários de segundo turno testados para a eleição presidencial de 2026. Segundo o levantamento, ele venceria disputas diretas contra um senador da oposição e também contra governadores de diferentes estados, em simulações eleitorais realizadas pelo instituto.
No cenário em que enfrenta o senador lançado como pré-candidato pelo ex-presidente, o presidente soma 46% das intenções de voto, contra 36% do adversário. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em relação à pesquisa anterior, houve leve oscilação para baixo do presidente e crescimento do opositor, mas a vantagem se mantém fora da margem.
O levantamento também mostra que, em confrontos de segundo turno contra governadores de São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais, o presidente lidera em todos os cenários, com percentuais variando entre 44% e 45%, enquanto os adversários ficam entre 33% e 35%.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em todo o país, entre os dias 11 e 14 de dezembro. O nível de confiança é de 95%.
O estudo ainda aponta que a avaliação do governo segue em empate técnico, com índices muito próximos entre aprovação e desaprovação. Também cresceu o número de entrevistados que defendem que o presidente dispute a reeleição em 2026.
Crédito da matéria: g1
Crédito da foto: Reprodução / g1
















