Untitled Document
FlexSlider 2
megamenu.js | Last responsive megamenu you'll ever need
jQuery Devrama Slider Demo
Minas comemora 300 anos em 2020 e tem programação extensa
Minas comemora 300 anos em 2020 e tem programação extensa
Da Redação
Publicada 15/01/2020

O estado de Minas Gerais completa 300 anos no dia 2 de dezembro deste ano. Em 1720, foi criada a Capitania de Minas Gerais pelo rei de Portugal Dom João VI, separando então o território da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro. A partir da separação, o nome da antiga capitania ficou apenas com São Paulo. A decisão foi tomada após considerações do Conselho Ultramarino.

Uma programação especial para celebrar os 300 anos do estado foi lançado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) no dia 2 de dezembro de 2019.

De acordo com o IHGMG, está prevista uma série de eventos sobre as conquistas do povo mineiro desde o século XVIII, com atenção para literatura e artes plásticas, sendo o barroco mineiro destaque.

Entre as ações, o IHGMG vai protocolar um pedido nas instituições de patrimônio cultural para que o Parque Arqueológico do Morro da Queimada, em Ouro Preto, na Região Central, seja preservado e protegido.

O local foi palco, em julho de 1720, de um dos episódios da Sedição de Vila Rica, movimento contestador à Coroa Portuguesa e que acelerou o processo de separação da Capitanias de São Paulo e Minas Gerais.

A coordenadora da Comissão Especial do Tricentenário, Márcia Maria Duarte do Santos, disse que ainda serão realizados seminários, palestras, mesas-redondas, exposições e visitas a sítios históricos, referentes ao patrimônio do estado.

 Documento sem título
Documento sem título
Documento sem título
Buscas
jQuery Devrama Slider Demo